Tratamento de Sementes Industrial

Após a escolha do germoplasma, chega o momento de definir qual tratamento de sementes será utilizado para a proteção da lavoura.

A ocorrência de pragas, doenças e nematóides nos estágios iniciais pode gerar perdas no estande, desuniformidade na distribuição de plantas e, consequentemente, redução na produtividade.

Para auxiliar o produtor neste início e proteger o potencial produtivo das culturas, a Limagrain conta com o tratamento de sementes industrial.

Benefícios de adquirir sementes tratadas industrialmente:

  • Todos os produtos recomendados para tratamento de sementes industrial são avaliados quanto à compatibilidade com a semente para evitar perda de germinação e vigor ao longo do armazenamento.
  • No tratamento de sementes industrial são utilizados aditivos de calda que garantem excelente adesão dos ingredientes ativos às sementes, reduzindo perdas na forma de poeira.
  • Tratadoras com alta tecnologia evitam riscos de danos fisiológicos à semente, permitem melhor recobrimento e garantem a quantidade de produto recomendada.
  • A estrutura dos centros de tratamento de sementes é dimensionada para atender a demanda e todos os requisitos de qualidade e segurança.
  • Adquirir semente tratada evita a exposição direta dos funcionários da fazenda aos produtos.
  • A escolha por sementes tratadas industrialmente promove economia de tempo e mão de obra na fazenda, além de eliminar o risco de erros de tratamento (confusão de produtos e/ou doses).
  • Muito mais conveniência ao abrir o saco e semear.
this
this

Fortenza DUO

Composição: FORTENZA®, CRUISER® e o fungicida MAXIM® Advanced.

Ativos: Cyantraniliprone, Tiametoxam, Metalaxil-M, Tiabendazol, Fludioxonil

Indicado para a cultura do milho e da soja, Fortenza Duo é uma importante ferramenta para associação com biotecnologias, pois complementa o seu efeito de supressão para controle de lagartas e aumenta o espectro de controle. A presença do Cyantraniliprole é essencial principalmente nas situações de pressão de corós e lagartas (Spodoptera frugiperda, Agrotis ipsilon e Elasmopalpus lignosellus).

O Tiametoxam presente na mistura, aumenta o espectro de controle de percevejo barriga verde e cigarrinha no milho. Enquanto na soja, complementa o controle de mosca branca, corós, vaquinha e tamanduá da soja.

.

Resultados (infestação artificial de Spodoptera frugiperda)

Híbrido Cry1A.105 + Cry2Ab2
Visual aos 21 DAE

Fonte: Desenvolvimento Técnico Syngenta, 2016

 Resultados (com infestação artificial de Elasmo)

Soja RR2Bt
Visual aos 21 DAE

Cruiser

Composição: CRUISER® e o fungicida MAXIM® Advanced.

Ativos: Tiametoxam, Metalaxil-M, Tiabendazol, Fludioxonil

Indicado para a cultura do milho, esse inseticida possui ampla adoção no mercado e é utilizado para controle dos principais insetos sugadores, como percevejo barriga verde e cigarrinha do milho, além de ter boa eficácia no controle de coró. Esse produto também contribui para um rápido arranque da cultura devido ao seu efeito bioativador.

Estratégia de manejo para Dichelops em situações de alta pressão:

Fonte: Desenvolvimento Técnico Syngenta, 2015

Caixa Vigor e Praga

Composição: AMULET®, CRUISER® e o fungicida  MAXIM® Advanced

Ativos: Fipronil, Tiametoxam, Metalaxil-M, Tiabendazol, Fludioxonil

Tratamento para pragas, fungos e doenças na soja. O tratamento Vigor e Praga é indicado para situações que requerem controle de elasmo, coró, mosca-branca, vaquinha, tamanduá da soja e piolho de cobra.

 

Observação: o tratamento de sementes não deve ser adotado como única ferramenta de manejo, sendo necessário fazer constante monitoramento da lavoura.

FORTENZA®, CRUISER®, MAXIM® Advanced e AMULET® são marcas registradas de uma companhia do Grupo Syngenta.